Os alunos que estão de olho em uma das vagas que deverão ser disponibilizadas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro devem ficar atentos, pois estão abertas as inscrições para o exame discursivo do vestibular 2016. De acordo com as informações que foram divulgadas, o prazo se encerra no dia 8 de outubro.

UERJ está com inscrições abertas para exame discursivo do vestibular 2016 2

As inscrições devem ser feitas somente através do site do vestibular da UERJ. Ao final do procedimento, os candidatos deverão gerar um boleto para o pagamento da taxa, no valor de R$ 117,00. O prazo final para o pagamento do boleto é dia 9 de outubro, um dia após o prazo final de inscrição.

Como funciona o exame discursivo

O exame discursivo é um exame que pode ser feito pelos candidatos que conseguiram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do vestibular 2016. Podem participar deste exame também os alunos que te tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do ensino médio.

UERJ está com inscrições abertas para exame discursivo do vestibular 2016

Este exame criado pela UERJ é composto por três provas discursivas: uma prova de língua portuguesa instrumental com redação e duas provas específicas, de acordo com cada curso escolhido.

O edital deste concurso também prevê a reserva de vagas dentro do sistema de cotas, seguindo a seguinte proporção:

• 20% para estudantes negros e indígenas;
  • 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino;
  • 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

O prazo para classificação geral é dia 23 de janeiro.