Os candidatos que estão interessados em participar do processo seletivo Vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para o ano de 2025. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos deverão se preparar para fazer as primeiras provas em junho.

UERJ divulga datas do Vestibular Estadual 2025

Este processo seletivo acontece de uma forma diferente da grande maioria dos vestibulares de Universidades públicas. Os estudantes devem, primeiro, fazer o Exame de Qualificação.

Caso os candidatos consigam atingir a nota esperada, eles poderão esperar do Exame Discursivo para que eles possam escolher o curso desejado. Na etapa do Exame de Qualificação, os candidatos deverão responder 60 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Nesta etapa, a universidade abre inscrições para duas dessas provas, as quais são formados por questões objetivas de conhecimentos gerais. No primeiro exame, são aprovados para a próxima etapa os candidatos que alcançam 40% do total da prova. Caso eles não atinjam essa nota, podem tentar o segundo exame de qualificação.

UERJ divulga datas do Vestibular Estadual 2025

Já na etapa do Exame Discursivo podem se inscrever somente os aprovados que foram aprovados na etapa anterior. Essa fase conta com redação e questões discursivas de acordo com o curso de escolha. Nesta etapa os candidatos podem escolher o curso e a carreira desejada.

Segundo as informações que foram divulgadas, as datas importantes para este processo seletivo são as seguintes:

• Pedido de isenção de taxa de inscrição do 1º EQ: 14 a 18 de março
  • Inscrições: 15 de abril a 6 de maio