Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Vestibular 2021/2 via Enem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Essa é uma seleção considerada como complementar, uma vez que os candidatos poderão concorrer as vagas que acabaram sobrando do vestibular do 1º semestre. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 18 de novembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 50.

UERJ abre inscrições para Vestibular 2021/1 via Enem

As inscrições podem ser feitas através do site da UERJ.

Isenção

A instituição oferece a possibilidade de solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. O benefício é oferecido para os candidatos matriculados no último ano do ensino médio, ou então para aqueles que já tenham concluído o mesmo, e que tenham renda familiar mensal de até R$ 1.650.

Vagas

Essa seleção oferecerá um total de 608 vagas, sendo todas elas via Enem. 45% das oportunidades são destinadas aos estudantes cotistas, divididos da seguinte forma:

  • 20% (vinte por cento) para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;
  • 20% (vinte por cento) para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino;
  • 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Como será a seleção

UERJ abre inscrições para Vestibular 2021/1 via Enem

No momento da inscrição os candidatos poderão utilizar qualquer nota obtida em provas do Enem aplicadas entre os anos de 2017 e 2020. Os estudantes devem ficar atentos, pois a organização da prova definiu diferentes pesos para as notas das matérias, de acordo com o curso escolhido. As informações completas podem ser conferidas no edital do concurso.

A lista com os aprovados está prevista para ser publicada no próximo dia 9 de dezembro, com a pré-matrícula acontecendo entre os dias 10 e 13 do mesmo mês. Uma segunda chamada está prevista para ser publicada no dia 4 de janeiro.