A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) iniciou o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2025. Os candidatos interessados têm até o dia 16 de junho para realizar o pedido.

UERJ abre inscrições para isenção da taxa do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2025

Os critérios para a isenção incluem estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou possuir renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Além disso, candidatos que cursaram o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em escola particular com bolsa de estudos integral também podem solicitar a isenção.

Para formalizar o pedido, os interessados devem acessar o site da UERJ e preencher o formulário específico disponível. É necessário anexar a documentação comprobatória exigida, que inclui cópia do documento de identidade, comprovante de residência, comprovante de renda, entre outros. A divulgação do resultado dos pedidos de isenção está prevista para o dia 20 de junho.

A UERJ reforça a importância de os candidatos conferirem todos os requisitos e prazos para a solicitação da isenção, garantindo que não haja problemas no processo. O 2º Exame de Qualificação é parte fundamental do Vestibular Estadual 2025, que seleciona estudantes para diversos cursos de graduação na instituição.

Este exame será aplicado no dia 3 de setembro, e a aprovação nesta fase é necessária para que o candidato possa participar da segunda etapa do processo seletivo. A universidade incentiva os candidatos que se enquadram nos critérios de isenção a aproveitarem a oportunidade para reduzir os custos envolvidos na participação do vestibular.