Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo vestibular da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). De acordo com as informações que foram divulgadas com o cronograma oficial deste processo seletivo, os interessados poderão se inscrever até o dia 17 de fevereiro.

Uenp abre inscrições para o Vestibular 2022

O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o momento no qual o candidato enviar a sua aplicação. Para aqueles que se inscreverem até o dia 17 de janeiro, a taxa cobrada será de R$ 130. Já após este período, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 150.

As inscrições devem ser feitas através do site da Uenp.

Isenção

A Universidade vai conceder o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição. Neste caso, poderão concorrer aqueles candidatos que sejam considerados de baixa renda e que estejam devidamente inscritos no CadÚnico do Governo Federal. A solicitação do benefício poderá ser feita até o dia 11 de janeiro.

Uenp abre inscrições para o Vestibular 2022

Está prevista a oferta de 1.083 vagas no Vestibular 2022, sendo 45% para as cotas da instituição. As oportunidades para cotistas são distribuídas assim:

• 20% para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (cotas sociais)
  • 20% para negros que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas (cotas sociorraciais)
  • 5% para pessoas com deficiência (cotas PcD)

Provas

As provas estão marcadas para acontecer no dia 3 de abril. Os candidatos terão que responder a 60 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol); História; Geografia; Sociologia; Filosofia; Matemática; Física, Química e Biologia.  Além disso, os candidatos também terão que fazer uma redação, a partir do tema que ser divulgado no mesmo caderno.

O listão com os aprovados está previsto para ser publicado no dia 6 de maio.