A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) anunciou essa semana que vai deixar de fazer provas próprias de vestibular a partir do ano que vem. Com isso, todos os processos de seleção a partir do ano de 2020 vão se utilizar apenas das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

UEMG anuncia que vai utilizar somente Enem em seus processos de seleção

De acordo com a nota obtida pela instituição de ensino mineira, a mudança foi devidamente aprovada pelo Conselho Universitário (Conun) e será regulamentada. Neste processo de regulamentação serão definidas as regras gerais que devem nortear a seleção como um todo, como as políticas de distribuição de vagas para cotistas.

As regras devem continuar semelhantes as que eram utilizadas até então, quando as seleções ainda eram feitas parte através da nota do Vestibular e parte através das notas do Enem. Por exemplo, metade das oportunidades geralmente eram destinadas aos alunos cotistas negros, indígenas, egressos de escola pública e pessoas com deficiência.

A instituição ainda não confirmou quantas vagas devem ser abertas no ano de 2020, mas a previsão é que chegue a 6 mil vagas, levando em consideração somente os cursos presenciais. As vagas devem ser distribuídas entre as cidades de elo Horizonte, Abaeté, Barbacena, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

Vestibular 2020

UEMG anuncia que vai utilizar somente Enem em seus processos de seleção

Como a decisão já terá validade a partir do próximo ano, recomenda-se que aqueles estudantes que estejam visando uma das vagas da UEMG no ano de 2020 faça sua inscrição para o ENEM 2019, uma vez que a UEMG não confirmou ainda se pretende aceitar as notas de outras edições da prova.

As inscrições para o Enem 2019 abrem no dia 6 de maio, e terminam no dia 17 do mesmo mês. Os interessados devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 85. Pedidos de isenção devem ser feitos entre os dias 1º e 10 de abril.