A Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizada no estado do Paraná, apresentou nesta semana algumas mudanças que devem valer para o seu próximo processo seletivo vestibular. A instituição confirmou que vai aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente as vagas que serão abertas para o ingresso na instituição no ano de 2022.

UEM anuncia adesão ao SiSU e altera o seu vestibular

Neste primeiro momento, a UEM ainda não divulgou a quantidade de vagas que serão disponibilizadas através do SiSU, que é um sistema que pode ser acessado somente pelos candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas a quantidade de vagas deve ser de, no mínimo, 10% do total. O objetivo, de acordo com a instituição, é ampliar o acesso dos estudantes á universidade.

“Acreditamos que podemos sempre avançar e, nesse sentido, o SiSU proporciona aos nossos jovens uma nova oportunidade de adentrar numa universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e que almeja contribuir para com os sonhos de diversos brasileiros de fazer parte do Ensino Superior Público de qualidade deste país”, comentou a pró-reitora de Ensino da UEM, Alexandra de Oliveira Abdala Cousin.

Além disso, a UEM confirmou que todos os cursos oferecidos pela instituição terão adesão pelo SiSU, exceto os que exigem prova de habilidade específica.

UEM anuncia adesão ao SiSU e altera o seu vestibular

Além disso, a instituição também confirmou que vai fazer algumas alterações no vestibular e no Processo de Avaliação Seriada (PAS), com o objetivo de se adaptar ainda ao período de pandemia.

No caso do vestibular, a principal mudança está na redução dos dias de provas. Os candidatos farão o vestibular em apenas um dia, diferentemente das edições anteriores realizadas em dois dias. Também haverá mudanças na quantidade de questões e duração da prova.

Em relação ao PAS e vestibular, questões de Educação Física serão cobradas nas próximas provas, levando em consideração que a disciplina obrigatória da área das linguagens na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mais informações devem ser divulgadas em breve, com a publicação do edital dos processos seletivos.