A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) confirmou nesta semana que vai adiar a execução das provas do processo seletivo Vestibular 2020 acesso 2021 e também do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2020. De acordo com o comunicado oficial emitido pela instituição, a decisão foi tomada em virtude da piora da situação da pandemia do Covid-19 no estado.

UEA anuncia adiamento das provas do SIS 2020 e do Vestibular 2020/2021

A instituição informa que o adiamento atende ao Decreto Estadual nº 43.234 de 23 de dezembro de 2020 e considera o agravamento da situação da pandemia de Covid-19 no estado do Amazonas. Originalmente, as provas estavam marcadas para acontecer nos dias 10 e 11 de janeiro, e o SIS seria realizado no dia 12 seguinte.

Até o momento, a Universidade não informou quando será divulgado o novo cronograma do Vestibular e nem do SIS. Mas a instituição garantiu que não haverá prejuízo do início do semestre letivo. No cronograma original, a previsão era que o resultado fosse publicado no dia 8 de março, mas agora a seleção também fica sem data prevista para publicação do listão.

Provas não devem ter formato alterado

UEA anuncia adiamento das provas do SIS 2020 e do Vestibular 2020/2021

Por enquanto, a instituição não se pronunciou sobre uma possível alteração no formato das provas, portanto é algo que não deve acontecer. Portanto, o vestibular deve seguir acontecendo em dois diferentes.

  • No 1º dia, os candidatos devem responder as perguntas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Filosofia, Geografia, Biologia, Matemática, Física e Química.
  • Já no 2º dia de provas os candidatos devem responder as questões objetivas com disciplinas específicas ao curso escolhido e também fazer uma redação.

Já o SIS deve acontecer apenas em um dia, e as provas mudam de acordo com a etapa:

  •     1ª etapa: 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais
  •     2ª e 3ª etapas: Redação e 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais