Termina nesta sexta-feira, dia 10, o prazo para as inscrições dos estudantes que desejam concorrer aos contratos de financiamento que estão sendo oferecidos através do FIES. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, o cadastro deve ser feito somente pela internet, no site oficial do Fies, sendo que o prato termina às 23h59.

Os candidatos poderão concorrer a um total de 150 mil vagas destinadas aos contratos de financiamento, que permitem com que os alunos adquiram um empréstimo do governo federal, que quita grande parte do valor das mensalidades, e que posteriormente precisa ser devolvido, com os pagamentos sendo realizados depois da formatura.

Quem pode se candidatar?

Poderão se candidatar para os contratos de financiamento os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, sendo que eles devem levar em consideração apenas as notas que foram obtidas nesta última edição da prova. Além disso, os candidatos também devem ter conseguido uma nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Para comprovar que os candidatos realmente não possuem condições de realizar o pagamento da instituição privada, será preciso estar inserido em um núcleo familiar com renda mensal bruta de até três salários mínimos.

Nas últimas edições o governo também começou a definir alguns cursos prioritários para a concessão de financiamento, com o objetivo de aumentar a quantidade de profissionais nestas áreas. Para essa edição foram escolhidos os cursos das áreas de Engenharia, Saúde e Formação de Professores.

Uma novidade para essa edição é que o governo definiu um teto para pagamento de mensalidades para o financiamento, que não deve superar os R$ 5 mil.