Os estudantes que estão visando uma das bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior através do Programa Universidade para Todos, o Prouni, deve ficar atento. O prazo final para as inscrições termina hoje, dia 29 de janeiro, às 23h59min. De acordo com as informações que foram divulgadas esta semana pelo MEC, pelo menos 1,2 milhão de pessoas já se inscreveram.

Termina hoje inscrições para o Prouni

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do Prouni.

Para esta edição os alunos poderão concorrer a um total de 213.113 bolsas de estudos, entre integrais e parciais. As parciais dão ao aluno metade de desconto nas mensalidades. Estes estudantes podem recorrer a outras formas de financiamento para ajudar no pagamento da metade restante.

São 1.117 instituições de ensino superior privadas que estão oferecendo vagas através do programa de bolsas de estudos.

Listas

A primeira lista de chamada será divulgada na próxima segunda-feira. O Prouni também terá uma segunda lista de chamada, com o objetivo de distribuir as vagas que sobram na primeira seleção, marcada para ser divulgada no dia 19 de fevereiro.

Termina hoje inscrições para o Prouni 2

É importante lembrar também que além do aluno ter que ser aprovado na seleção, existe a necessidade da formação de uma turma no período letivo inicial do curso para que as vagas sejam distribuídas. Caso não haja a formação desta turma os alunos não poderão ganhar a vaga, mas eles poderão ser novamente contemplados na segunda chamada.

Critérios de seleção

Os alunos são selecionados a partir da sua nota no ENEM e também a partir do preenchimento de pré-requisitos. Os estudantes devem ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer as bolsas integrais, ou até três salários mínimos para as bolsas parciais.

Além disso os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa de estudos não podem ter diploma de nível superior e ter realizado o Enem 2014 com nota mínima de 450 pontos, além de não ter tirado zero na redação.

Todos os estudantes contemplados pelo Prouni devem ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou então em escolas privadas como bolsista integral.