A Suécia está oferecendo uma série de bolsas de estudos para os brasileiros que desejam passar um tempo no país. Representantes de sete universidades suecas e de empresas – como a Volvo, a Scania e ABB – estiveram em São Paulo (SP) na Feira de Carreiras Suécia-Brasil, um dos eventos integrantes do ciclo das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, que é uma das principais plataformas dessa parceria, que vem desde 1999.

Suécia oferece 900 bolsas de estudos para brasileiros

Os estudantes interessados podem encontrar duas modalidades diferentes de estudo na Suécia: programas de estudo e bolsas de estudo. São cerca de 28 instituições suecas, todas elas de ensino superior, que oferecem anualmente cerca de 800 programas de estudo e também 900 bolsas para mestrado para estrangeiros. Dentre os cursos que são oferecidos estão os de nanotecnologia, tecnologia da informação, entre outras áreas ligadas a inovação.

Para começar a procurar pelas oportunidades, os candidatos podem acessar o site Study in Sweden. Na plataforma é possível encontrar todos os cursos que são oferecidos, bem como as informações necessárias que vão permitir que os alunos morem e estudem na Suécia.

Suécia oferece 900 bolsas de estudos para brasileiros

Depois, os candidatos devem se inscrever nos cursos que escolheram através do site University Admissions. Depois, os candidatos poderão solicitar a bolsa. É importante ressaltar que as instituições não fazem anúncios das bolsas. O aluno é quem solicita e a universidade avalia se concede e o que concede. É possível tentar bolsas simultaneamente em até quatro universidades que vão responder com as ofertas de bolsa.

As bolsas variam bastante, sendo que elas podem chegar a 100% dos cursos. Neste caso, os estudantes pagam apenas a hospedagem e outras despesas. Existem também as bolsas parciais, que custeiam 50% do valor do curso.