O Ministério da Educação tirou o site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do ar para novas inscrições. De acordo com informações que foram confirmadas pelo secretário-executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa, o sistema deverá ser reestabelecido “em breve”. Um dos motivos para a interrupção nas novas inscrições é a adequação as novas regras, que exigem uma nota mínima do candidato ao financiamento no ENEM.

maxresdefault

As instituições de ensino estão questionando este novo sistema que exige a participação e a nota mínima dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio. Até o ano passado qualquer estudante que se encaixasse nos pré-requisitos financeiros poderia pedir o financiamento. Quando as mudanças foram anunciadas, no último dia 29, o site de cadastro acabou sendo removido.

O site deverá retornar após a equipe técnica preparar os aprovados no Prouni, mas os representantes do Ministério não definiu uma data.

Redução das matrículas

20130708212530-20130708212530-fies

Segundo um levantamento feito pelas instituições de ensino privadas, esta nova exigência deverá reduzir em cerca de 20% o número de matrículas com o financiamento. Existe ainda uma tentativa das instituições de ensino em derrubar na justiça esta decisão.

“Está restringindo o acesso do aluno, desse encontro entre aluno e instituição privada, para realizar o acesso a educação desse aluno”, afirmou o advogado Diego Muñoz, que representa a Federal Nacional dos Estabelecimentos de Ensino Particulares (FENEP), em entrevista recente.

Já o Ministério da Educação defende as alterações com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino no país de um modo geral.