O Ministério da Educação confirmou para esta segunda-feira, dia 30, o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. O período de inscrições foi encerrado oficialmente no último domingo, às 23h59min. Neste momento, o sistema leva em consideração a última escolha dos candidatos para criar a sua lista final.

O resultado poderá ser acessado diretamente através do site oficial do Sisu. Os candidatos deverão entrar com suas informações de login e senha, da mesma forma que estavam fazendo para a inscrição e também para as mudanças de opções que foram disponibilizadas ao longo dos últimos dias.

Vale lembrar que o prazo final que havia sido estipulados pelo MEC para as inscrições no Sisu era sexta-feira, dia 27, mas como o sistema apresentou diversas falhas ao longo dos primeiros dias, impedindo muitos de inscreverem, o MEC decidiu prorrogar as inscrições até o último domingo.

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada se utiliza das notas obtidas pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio. Ao se inscrever, os candidatos poderiam escolher até duas opções de cursos, e iria competir com os demais alunos que fizeram a mesma opção. Neste caso, ficariam com as vagas aqueles candidatos com a maior pontuação no ENEM.

Ao longo dos dias de inscrições os candidatos tiveram acesso as chamadas notas de corte, que seriam aquelas notas mínimas que os estudantes teriam que tirar para concorrer as vagas em cada um dos cursos. Para aumentar as chances do candidato conseguir uma vaga, era possível alterar as opções de cursos para adaptar a escolha aos candidatos e fazer com que eles conseguissem um vaga de acordo com a pontuação obtida.