O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25, uma portaria que implementa algumas alterações no regulamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). De acordo com o documento, uma das principais alterações está relacionada a possibilidade das instituições passarem a oferecer vagas em cursos a distância.

SiSU passará a oferece vagas em cursos a distância

O regulamento que tinha validade e que foi utilizado para a seleção deste primeiro semestre de 2020 restringiam as vagas oferecidas, com as instituições públicas podendo disponibilizar apenas vagas em cursos na modalidade tradicional presencial. Além disso, também não poderiam ser oferecidas vagas em cursos que exigissem Testes de Habilidade Específica (THE).

Agora, com a mudança no documento, as instituições poderão oferecer vagas em cursos que acontecem a distância. Mas o documento manteve a proibição para os cursos que exigem os testes adicionais.

Uma outra mudança trazida pela Portaria é a determinação de que as instituições participantes deverão disponibilizar meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação exigida para a matrícula. Antes, o registro acadêmico era apenas presencial. Essa é uma solução encontrada para que os aprovados no SiSU do 2º semestre consigam fazer a sua matrícula sem precisar se deslocar até a instituição propriamente dita.

SiSU passará a oferece vagas em cursos a distância

Por enquanto, ainda não existem muitos detalhes sobre como este sistema de matrícula vai funcionar. Atualmente, praticamente todas as instituições de nível superior públicas estão com suas atividades presenciais suspensas, o que acaba impedindo que os alunos realizem procedimentos como o de matrículas.

O governo informou também que segue com o seu cronograma para oferecer as vagas no 2º semestre. Atualmente as instituições encontram-se no período em que precisam informar as vagas que serão abertas para que o sistema seja alimentado.