Os candidatos que estão pretendendo conquistar uma das mais de 51 mil vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão se inscrever até as 23h59min desta quarta-feira, dia 04/06, para a entrada neste 2º semestre de 2014.

sisu-imagem

A seleção está sendo feita com base na nota que o aluno tirou no Exame Nacional do Ensino Médio de 2013, portanto para que o estudante possa se candidatar a uma das vagas é obrigatório que ele tenha prestado o exame e que também não tenha tirado nota zero na prova de redação.

As inscrições estão sendo realizadas através do site do Sisu. Para entrar no sistema é necessário ter o número de inscrição no ENEM do ano passado, bem como a senha criada. No momento da inscrição os candidatos poderão selecionar até duas opções de cursos em diferentes instituições de ensino.

Estas duas opções poderão ser alteradas ao longo de todo o processo, até a hora limite imposta pelo sistema. Valerá como inscrição definitiva as opções que estiverem selecionadas no cadastro do estudante no encerramento do processo.

São ofertadas 51.412 vagas em 1.447 cursos. Participam do sistema 67 instituições: 38 universidades (estaduais e federais), 26 institutos federais, 2 Cefets e um centro universitário. Até a tarde da última terça-feira, dia 03, o sistema já registrada mais de 804 mil inscritos.

Acompanhando o processo até o final

sisu site

Os estudantes que estão querendo realmente garantir uma vaga na universidade através do sistema de seleção unificada para este segundo semestre de 2014 devem acompanhar o processo até o final. Isso porque os alunos vão sendo classificados e desclassificados conforme as notas médias de todo mundo que se inscreve.

Os estudantes que conseguiriam entrar em um determinado curso no dia de ontem pode já não estar mais entre os selecionados no dia de hoje, pois isso sempre vai depender da nota dos demais concorrentes. Portanto, é importante acompanhar o processo até o final, já que os estudantes poderão se matricular em outros cursos com notas de corte mais baixas caso não esteja conseguindo se classificar nas suas primeiras opções.