O Sistema de Seleção unificada (SISU) terá as inscrições abertas para as oportunidades do segundo semestre na próxima segunda-feira, dia 02 de junho. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, os estudantes poderão encontrar 51.412 oportunidades. O número representa um crescimento de 29% em relação as vagas oferecidas no mesmo período do ano passado.

sisu-2014-inscricoes

Serão 67 instituições de ensino superior que estarão disponibilizando as vagas através do sistema de seleção do Ministério da Educação, sendo que destas, 38 são universidades estaduais ou federais, 26 são institutos federais, além de 2 Cefets e 1 Centro Universitário.

A grande maioria das vagas, 56% do total das oportunidades oferecidas, são destinadas a ampla concorrência, ou seja, qualquer estudante cadastrado no sistema pode concorrer. Existem ainda as vagas reservas para os cotistas, que são 41%, e o restante das vagas serão ofertadas em ações afirmativas próprias.

Duas das três instituições que mais oferecem vagas neste sistema do SISU do inverno estão localizadas no estado do Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já entre os cursos que mais possuem vagas no sistema são pedagogia, administração e ciências biológicas.

Quem pode fazer inscrição no Sisu

sisu-inscricoes-2014

Poderão participar do sistema de seleção unificada do MEC alunos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2013 e que não tenham zerado a prova de redação. Dentro do sistema, os estudantes poderão ainda encontrar determinados cursos que exigem uma nota mínima no ENEM para liberar a inscrição, já que esta nota de corte é de critério da instituição.

Lembrando que o estudante poderão concorrer a até duas opções do curso, sendo que ao longo do processo de inscrição ele poderá alterar estas opções. Existe ainda uma lista de espera para os candidatos que não forem chamados em nenhuma das duas convocatórias.

Como se inscrever no Sisu

Para se inscrever nas vagas do Sisu do segundo semestre de 2014 os estudantes deverão acessar o site entre os dias 2 e 4 de junho. Basta entrar com o número de identificação do ENEM e com a senha criada.