O Ministério da Educação divulgou alguns números referentes a participação dos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente as vagas do primeiro semestre de 2022, incluindo o total de inscritos. De acordo com as informações que foram divulgadas, pouco mais de um milhão de alunos se inscreveram para o programa, o que torna essa a edição com menos inscritos nos últimos 11 anos.

SiSU 2022/1 registra menor número de inscritos em 11 anos

Os números consolidados revelam que o SiSU 2022 do primeiro semestre teve participação de 1.054.474 candidatos e 2.032.674 inscrições. O número de inscrições é maior que de inscritos porque cada candidato pode concorrer em até dois cursos.

Ainda de acordo com os dados consolidados, 206.835 estudantes foram aprovados na chamada regular, sendo 132.072 (64%) para a 1ª opção de curso e 74.763 (36%), para a 2ª. A oferta de vagas foi de 221.790 em 6.146 cursos de 125 instituições públicas de ensino superior.

O número de estudantes participantes do SiSU vem caindo muito desde o ano de 2016, mas nos últimos dois anos a participação dos alunos na tentativa em obter uma vaga dentro do sistema público de ensino caiu de uma forma mais acentuada, em virtude da pandemia de Covid-19. Entre as edições do primeiro semestre, o SiSU 2022 ficou à frente apenas da primeira, em 2010, quando o sistema oferecia poucas vagas e registrou 793.710 inscritos.

SiSU 2022/1 registra menor número de inscritos em 11 anos

A queda também acaba acompanhando a redução significativa de participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante os últimos dois anos, em função da pandemia, milhões de alunos tiveram dificuldade de estudar durante esse período, principalmente de escolas públicas.

Enquanto isso, o SiSU 2022/1 segue com o seu calendário conforme programado. Os candidatos que foram aprovados para uma das vagas precisam confirmar a sua matrícula até o dia 8 de março. As orientações e documentos para cada modalidade de concorrência devem ser conferidos no site do SiSU.

Até o dia 8 de março os candidatos que não foram aprovados ainda podem se inscrever para participar da lista de espera.