O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta terça-feira, dia 03 de agosto, a abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada na sua edição 2021/2. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, o prazo é dia 6 de agosto, mantendo assim o período de três dias que normalmente se dá para a participação este programa.

SiSU 2021/2 está com inscrições abertas

As inscrições devem ser feita somente através do site do SiSU.

Para participar deste sistema que oferece vagas em diversas instituições públicas espalhadas pelo Brasil é preciso ter participado obrigatoriamente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que é a versão mais recente da prova. Além disso, os candidatos não podem ter zerado a prova de redação e também devem ter concluído o ensino médio.

Para o 2º semestre de 2021 o Ministério da Educação está oferecendo 62.365 vagas distribuídas em 1.932 cursos de graduação que estão sendo oferecidas em 70 instituições de ensino superior, sendo todas elas públicas.

Como fazer a inscrição no SiSU 2021/2

SiSU 2021/2 está com inscrições abertas

– Acesse a página do SiSU e clique no botão “Fazer Inscrição” para ser direcionado e entrar com os dados pessoais;

– Confirme todos os dados que estão sendo anexados ao sistema, pois são essas informações que serão utilizadas para que os candidatos possam ser classificados nos cursos pretendidos;

– Depois de inserir os dados, os candidatos serão direcionados para a página de seleção de cursos, nas quais os candidatos devem definir até duas opções. Além disso, os candidatos também devem selecionar o local no qual vão concorrer às vagas.;

– Após a escolha do curso, o candidato deve ficar atento aos detalhes e as modalidades disponíveis e, então, escolher para qual pretende concorrer. Quando escolher é só clicar em “Escolher esta modalidade” para continuar. É importante estar atento às informações de como comprovar as ações afirmativas da instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado;

– Ao final, os candidatos poderão ter acesso a uma página de confirmação, onde os candidatos poderão revisar novamente todas as informações e, caso esteja tudo correto, confirmar os dados e conferir a classificação parcial. Depois disso, até o final do processo, os candidatos poderão alterar as opções de cursos, com objetivo de se inscrever em uma opção na qual ele realmente tenha chances, caso não seja o caso das primeiras escolhas.