Os estudantes que pretendem concorrer a uma das vagas do Sistema de Seleção unificada (SiSU) para o 2º semestre deste ano de2021 já podem entrar no sistema para consultar as oportunidades que serão liberadas. De acordo com as informações que foram confirmadas pelo Ministério da Educação, serão oferecidas 62.365 vagas.

SiSU 2021/2 abre consulta de vagas

A consulta das oportunidades pode ser feita através do site do SiSU.

As vagas que serão distribuídas neste 2º semestre do ano estão sendo oferecidas em 1.932 cursos diferentes de graduação em 70 instituições de ensino superior diferentes, sendo todas elas públicas. No site acima, os candidatos podem definir alguns filtros para fazer as consultas, como curso, instituição de ensino ou cidade da oferta.

As vagas oferecidas pelo SiSU também obedecem às leis de cotas. De acordo com a atual legislação, todas as instituições federais são obrigadas a reservar 50% de todas as suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Para participar, todos os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

SiSU 2021/2 abre consulta de vagas

Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 3 e 6 de agosto para o SiSU, de acordo com o cronograma que foi publicado pelo MEC. No momento da inscrição, as regras seguem as mesmas, sendo que os candidatos podem escolher entre duas opções de cursos. A escolha deve ser feita seguindo a ordem de preferência, e os candidatos podem alterar suas opções até o momento final das inscrições.

A lista com os aprovados nesta primeira lista está prevista para ser publicada no dia 10 de agosto. Já as demais convocações devem ser realizadas pelas próprias instituições, a partir da manifestação de interesse pela lista de espera.