A lista com o resultado com os aprovados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o 1º semestre de 2020 acabou sendo adiada pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com as informações que foram divulgadas, as primeiras listas que foram enviadas pelo MEC para as universidades com uma série de erros. O resultado deveria ter sido confirmado na última sexta-feira.

SiSU 2020/1 têm lista de espera adiada

Algumas instituições chegaram a revelar que não receberam nenhuma lista, enquanto que outras disseram que receberam o material mas com uma série de erros. Depois do dia inteiro, o Ministério da Educação divulgou uma nota oficial para a imprensa, a firmando que o adiamento, de fato, aconteceria, mas sem dar qualquer tipo de explicação.

Este acabou se tornando mais um dos problemas enfrentados pelo Ministério da Educação para este processo de seleção. No começo os candidatos já acabaram ganhando mais prazo para a inscrição, em função de uma série de problemas que foram identificadas como erros no cálculo das notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

A divulgação do resultado do SiSU 2020/1 também teve um obstáculo. A Justiça Federal suspendeu a liberação das notas até que o MEC explicasse o motivo dos erros nas notas do Enem 2019 e comprovassem que a pontuação foi revisada de forma igualitária para os participantes, evitando que concorrentes aos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada não fossem prejudicados.

SiSU 2020/1 têm lista de espera adiada

Os candidatos que estão aguardando o resultado afora foram aqueles participantes que conseguiram se inscrever no SiSU durante o período original e que não foram chamados em nenhuma das listas anteriores. Os candidatos tiveram a oportunidade de se inscrever para a lista de espera.

As próximas convocações serão realizadas pelas próprias instituições de ensino, em suas páginas oficiais, conforme cronograma que definirem e considerando a quantidade de oportunidades disponíveis. A única regra imposta pelo MEC é de que os aprovados sejam convocados até 30 de abril.