O projeto de renovação do ensino médio foi aprovado na sua última etapa antes de ser sancionado pelo presidente da república. Em sua última votação, foram 43 senadores que votaram a favor e 13 que votaram contra a proposta. O texto base do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34/2016 foi gerado a partir de determinadas alterações que nasceram na comissão mista e também na câmera dos deputados.

Estão contempladas no projeto final praticamente todas as propostas originais que foram feitas pelo governo federal para mudar a cara do ensino médio no Brasil. A carga horária total deve passar das atuais 800 horas para mil horas em cinco anos, e depois 1,4 mil horas.

Uma das principais mudanças deste novo ensino médio deve ficar realmente com o conteúdo diferenciado e segmentado, os quais os estudantes poderão escolher dentre as atividades oferecidas pela escola onde estuda e de acordo com os seus interesses proporcionais. No total, serão 60% da carga horária destinada aos conteúdos comuns e 40% para estes conteúdos segmentados.

As áreas de conhecimento que serão utilizadas nesta nova proposta do ensino médio são as mesmas divisões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio: linguagem e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional.

As disciplinas de português e matemática seguem sendo obrigatórias nos três anos do ensino médio. O inglês segue sendo exigido a partir do sexto ano do ensino fundamental, enquanto que o espanhol deixa de ser uma exigência e passa a ser uma opção. As disciplinas de Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia também foram reincluídas como obrigatórias, contudo, apenas na Base Nacional Comum Curricular