Foi divulgada na última quarta-feira, dia 3 de março, a listra QS World University Rankings by Subjec, feita pela consultoria QS Quacquarelli Symonds e que tem como principal objetivo listar os melhores cursos e as melhores universidades do mundo. Nesta edição, seis universidades brasileiras foram citadas com cursos que estão entre os 100 considerados melhores do mundo.

Seis universidades brasileiras aparecem no Ranking 2021 dos melhores cursos do mundo

De acordo com os dados que foram divulgados pelos organizadores da lista, fooam avaliados pela QS 13.883 cursos de 1.440 universidades do mundo. No Brasil, 32 instituições entraram na avaliação. As instituições brasileiras que aparecem melhores colocadas na lista são as seguintes:

  • Universidade de São Paulo (USP): liderou a lista brasileira com 32 cursos entre os 100 melhores do mundo;
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): obteve 5 cursos entre os 100 melhores do mundo;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): somou 3 cursos entre os 100 melhores do mundo;

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio): cada uma teve um curso entre os 100 melhores do mundo.

Seis universidades brasileiras aparecem no Ranking 2021 dos melhores cursos do mundo

O ranking leva em consideração diversas características e informações relacionadas aos cursos, que são separados nas seguintes áreas: Artes e Humanidades; Engenharia e Tecnologia; Ciências da Vida e Medicina; Ciências Naturais; Ciências Sociais e Negócios.

A lista coloca o curso de Odontologia da Universidade de São Paulo como o melhor do país. Na lista geral, o curso aparece no 13º lugar. Além disso, os cursos de Odontologia aparecem em destaque de outras duas universidades brasileiras: 22ª posição pela Unesp e 26º pela Unicamp.

Outro curso brasileiro que mais se destacou na pesquisa foi Engenharia de Petróleo. Na Unicamp ele ocupou o 28º lugar no ranking e, na USP, o 29º. Na PUC-Rio ele também está presente entre as 100 posições primeiras posições.