O Brasil contará com seis estudantes que vão competir na Olimpíada Internacional de Matemática, um dos eventos mais importantes do gênero, que tem como principal objetivo incentivar os estudantes a se interessarem ainda mais pela matemática e ao mesmo tempo premiar e reconhecer aqueles estudantes que são mais aplicados na disciplina.

olimpiada internacional de matematica

No próximo sábado, dia 05, os estudantes vão embarcar aqui no Brasil com destino à Cidade do Cabo, localizada na África do Sul. Segundo as informações da organização do evento, serão mais de 600 jovens que vão participar do evento, que pretende reunir cerca de 100 países em torno da competição.

A previsão de encerramento é dia 13 de julho, mas os brasileiros deverão participar das provas que estão marcadas para acontecer entre os dias 8 e 9 do mesmo mês. Os desafios consistem em três problemas matemáticos, sendo que os estudantes terão até quatro horas para conseguir encontrar a resposta correta. Os desafios abrangem diversos temas da matemática ao mesmo tempo, como álgebra, teoria dos números, análise combinatória e geometria.

Representantes brasileiros

olimpiada internacional de matematica 2

Neste ano a equipe que vai representar o Brasil é composta pelos seguintes alunos: Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Murilo Corato Zanarella (SP), Alessandro de Oliveira Pacanowski (RJ), Victor Oliveira Reis (PE), Daniel Lima Braga (CE) e Alexandre Perozim de Faveri (SP). A equipe será acompanhada pelos professores Onofre Campos da Silva Farias (CE) e Samuel Barbosa Feitosa (BA).

Para conseguir se classificar para a etapa internacional os estudantes tiveram que vencer uma etapa nacional, que foram as Olímpiadas de Matemática do Brasil em 2013. Mas nem todos os vencedores foram selecionados para a etapa internacional que acontece este mês, eles ainda tiveram que passar por um processo de preparação e seleção para conseguir integrar a equipe.