A Prefeitura da cidade de São Paulo, através do secretário de educação, Cesar Callegari, prometeu a criação de, pelo menos, 30 mil novas vagas em creches já no começo do próximo ano. De acordo com as informações que foram confirmadas durante uma entrevista, estas novas vagas serão disponibilizadas em fevereiro.

Secretaria de Educação de São Paulo promete 30 mil vagas em creches para 2015

Atualmente existe uma fila na cidade de São Paulo para educação pré-escolar que chega a 190 mil crianças sem uma vaga na creche. A previsão é que esta fila reduza drasticamente no ano que vem, já que além das 30 mil novas vagas, pelo menos 90 mil crianças passarão para o ensino municipal no próximo ano.

Aumento na qualidade

Para o secretário de educação da cidade de São Paulo, um dos principais motivos desta grande fila de espera teria sido uma melhoria significativa na qualidade dos serviços que são prestados por estas escolas infantis. O secretário afirmou que nos últimos anos uma grande quantidade de famílias que pertencem a classe média e que poderia pagar uma escola infantil particular passaram a optar pelas escolas públicas.

Secretaria de Educação de São Paulo promete 30 mil vagas em creches para 2015  2

Callegari afirma que o objetivo principal da prefeitura no que diz respeito a educação infantil é conseguir acabar com esta fila. Para isso a prefeitura está fazendo uma série de investimento na construção de novas escolas começando pelas desapropriações de terrenos onde serão instaladas estas novas unidades de ensino infantil. Além disso a prefeitura também está investindo na contratação de novos funcionários.

Matrículas

Como a demanda é alta e as vagas são poucas ainda, as famílias que pretendem conseguir uma vaga para seus filhos nas escolas infantis devem ficar atentas. Para os que realizaram o pedido, a prefeitura vai começar a entrar em contato a partir deste mês de dezembro. O contato pode ser feito por telefone, e-mail e também telegrama, e é muito importante que as famílias cumpram os prazos de confirmação das vagas para que não perca a oportunidade.