O governo do estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Educação (Seduc-RS) anunciou a realização neste dia 12 de junho de um grande mutirão para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Chamado de “Dia E”, a secretaria orientou que todas as instituições de Ensino Médio que estejam funcionando tenham equipes e preparem estruturas para as inscrições.

Secretaria da Educação do RS anuncia mutirão para inscrição no Enem

De acordo com os dados que foram revelados pela pasta da educação no estado, o Rio Grande do Sul conta com 1.106 escolas que atendem a 273.115 estudantes, sendo que 71.673 estão no terceiro ano. Essa estrutura acabou ficando bastante comprometida com a tragédia das enchentes que assolou o estado ao longo do mês de maio.

As inscrições estão sendo feitas diretamente nas escolas estaduais, e as equipes estão preparando estruturas que devem ajudar aqueles alunos que foram atingidos pelas enchentes e que não estão conseguindo comparecer nas escolas.

Secretaria da Educação do RS anuncia mutirão para inscrição no Enem

“O Mutirão ENEM 2024 tem o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar em um esforço coletivo. Além do trabalho de divulgação por professores e da equipe diretiva das escolas, as atividades planejadas pretendem incentivar o protagonismo juvenil, em que os próprios alunos são estimulados a criar iniciativas para valorizar a inscrição. Nas redes sociais da Seduc, serão compartilhados conteúdos e informações sobre a prova durante toda a semana para aumentar a participação dos estudantes gaúchos no ENEM”, divulgou o Seduc-RS, em nota.

Lembrando que as inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas, mas o prazo encerra na próxima sexta-feira, dia 14/06. Todos os estudantes do estado do Rio Grande do Sul estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.

As provas estão marcadas para acontecer nos dias 03 e 10 de novembro.