Implantado em 2007 pelo Governo Federal, o Programa Saúde na Escola, mais conhecido pela sigla PSE, tem como principal objetivo o de se tornar uma espécie de política de ligação e aproximação das redes públicas de saúde e de educação.

A intenção do programa sempre foi a de melhorar as condições de saúde das crianças e adolescentes (jovens e adultos também) da rede pública de ensino do país inteiro por meio de ações voltadas para as escolas públicas.

Pois o Programa Saúde na Escola, em mais uma de suas importantes ações, deu início ao processo de avaliação de peso corporal em estudantes, com o claro intuito de diminuir a ocorrência de problemas como a obesidade, por exemplo.

Sobre o programa Saúde na Escola

Programa Saúde Na Escola

Os estudantes da rede pública do Brasil inteiro serão avaliados para medir o seu peso corporal, para realizar uma divisão entre os alunos que apresentam sobrepeso, baixo peso ou obesidade.

Deste modo, a leitura será mais precisa, e as ações posteriores poderão ser direcionadas de modo mais eficiente para gerar melhores resultados em curto e médio prazo.

E a ação principal será realizar uma dieta para atacar o problema apresentado (baixo peso, sobrepeso ou obesidade), sendo que para isto, o estudante deverá ter em mãos um laudo médico para ser apresentado no encaminhamento.

A dieta será acompanhada por uma equipe multidisciplinar, que irá visualizar as melhoras e a evolução de cada um dos quadros apresentados, em uma ação inédita no país.

Reeducação alimentar

Saúde na Escola

A obesidade infantil, bem como o baixo peso, são dois problemas que acometem muitas crianças e adolescentes no Brasil, e por este motivo o Programa Saúde na Escola também irá promover campanhas para alertar pais sobre a importância de uma boa dieta para seus filhos e para eles próprios.

Para ajudar na campanha, há também a exibição de um vídeo feito exclusivamente para este fim, chamado de “Muito Além do Peso”, que apresenta diversos relatos de crianças e de pais que enfrentam diariamente os desafios impostos pela obesidade.

E a importância de fazer uma campanha que promove a reeducação alimentar, especialmente para crianças é grandiosa, pois por ainda estar em formação, esta criança possivelmente terá mais condições de mudar hábitos que não são saudáveis.

Com isso, a intenção é realizar outra avaliação de peso corporal dentro de um tempo para medir as melhorias apresentadas pela campanha, que é de âmbito nacional e que deverá trazer mais conscientização para muitas crianças, muitos adolescente e muitos pais do Brasil inteiro.