Os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, revelados esta semana, mostram que os desempenhos dos estudantes dos alunos do Ensino Médio nas escolas estaduais pioraram em relação ao ano de 2013 e acabaram sendo os mais baixos desde o ano de 2008.

São Paulo tem o pior nível no Ensino Médio dos últimos 6 anos

Já em relação ao desempenho dos estudantes no final do ensino fundamental, o indice também caiu em língua portuguesa, mas teve um leve aumento na disciplina de matemática. O único número positivo deste sistema de avaliação foi em relação ao 5º ano do ensino fundamental, que manteve a melhora registrada nos últimos anos.

O sistema de avaliação das escolas estaduais de São Paulo acontece todos os anos nas instituições de ensino. Tanto o final do ensino fundamental quando a média dos anos de ensino médio mostram um déficit que o Estado não está conseguindo resolver, o que acaba impactando principalmente quando o estudante vai tentar entrar no ensino superior.

Avaliações

São Paulo tem o pior nível no Ensino Médio dos últimos 6 anos 2

Na disciplina de língua portuguesa, por exemplo, o índice de avaliação ficou em 262,7, sendo que o recomendado é acima de 300. Esta nota indica, por exemplo, que os alunos podem ter dificuldades de diferenciar diferentes opiniões emitidas por personagens em uma tira de quadrinhos.

Já o índice de matemática ficou em 268,7, sendo que o recomendado para esta disciplina. Esta nota indica que os estudantes, em média, não conseguem interpretar dados numéricos de uma simples tabela.

Especialistas que analisaram os dados afirmam que existe uma necessidade imediata de medidas drásticas na educação do estado para tentar reverter este quadro negativo que vem se mantendo nos últimos anos, e que as medidas tomadas pelo atual governo acabaram não surtindo efeito.