Começou na última quarta-feira, dia 12, na cidade de São Paulo, a WorldSkills, olimpíada de profissões técnicas e que é considerado como o maior evento profissional do mundo. O local escolhido para abrigar estudantes do mundo inteiro foi o Anhembi.

São Paulo recebe maior competição profissional do mundo 3

Trata-se de uma grande competição na qual jovens de até 22 anos de idade, vindos de diversos países, acabam competindo pelo título de melhor técnico em ocupações variadas. Existem competições destinadas a área de mecatrônica, outras competições na área de soluções de software para determinados nichos de negócios, e a lista segue com diversas outras profissões ou segmentos de negócios.

O Brasil está representado na competição com a participação de 50 estudantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e 6 do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Provas do dia a dia

Os estudantes que estão competindo na WorldSkills acabam realizando uma série de provas relacionadas ao dia a dia de cada uma das profissões escolhidas. Em cada área os estudantes que estão competindo ganham uma determinada tarefa que precisa ser concluída no local, da melhor forma possível.

São Paulo recebe maior competição profissional do mundo

Além disso, durante o evento os organizadores incentivam para que aconteça uma espécie de intercâmbio entre equipes de países diferentes, para que eles acabem absorvendo conhecimentos e técnicas que são importantes e que nem sempre estão sendo exploradas no seu local de origem.

Esta é a primeira vez que uma edição da WorldSkills acontece na América Latina. De acordo com a organização do evento, a expectativa é de que pelo menos 200 mil pessoas passem pelo local até o encerramento, que acontece no final de semana. Os visitantes, além de acompanharem as provas de perto, também podem conferir os chamados “pontos de conhecimento”, onde são apresentadas profissões diferentes através de simuladores e vídeos 3D.