Especialistas no assunto apontam que técnicas e conhecimentos podem auxiliar na intervenção de problemas e situações diversas que são relacionadas a saúde da população como um todo, ou um grupo, com o objetivo de promoção de melhoria de qualidade da vida das pessoas. A partir disto, foram criadas algumas ações para controlar malefícios gerado por diversos fatores ambientais, como por exemplo a água imprópria para utilização, e a poluição atmosférica ou até mesmo maus hábitos de vida como o tabagismo por exemplo.

Saiba tudo sobre a carreira em saúde coletiva

O que é possível fazer com esta formação?

Trabalhos de auditoria

A avaliação, bem como a emissão de pareceres a respeito de diversas práticas que são executadas e realizadas em serviços e unidades de saúde diversas sejam elas públicas ou privadas.

Trabalhos de promoção de saúde

O planejamento completo bem como a execução de possíveis ações que possam visar a melhoria de condições de saúde da população como um todo, ou grupos determinados.

Trabalhar com supervisão

O profissional poderá ainda coordenar e gerenciar as unidades e os centros diversos de saúde.

Atuação nas áreas de vigilância

Saiba tudo sobre a carreira em saúde coletiva

Nesta situação, o profissional deverá atuar como um fiscal em diversas áreas, sejam elas sanitárias, epidemiológicas, áreas ambientais, saúde do trabalhador e áreas de toxicologia.

Como está o mercado de trabalho para estes profissionais?

O maior diferencial deste profissional é a atuação como gestor, ou seja, atuar no planejamento e no monitoramento das políticas e das instituições públicas. Os mercados considerados mais atraentes estão em capitais do Sudeste e do Sul, apesar disto, todas as regiões do país oferecem oportunidades já que contam com características próprias que necessitam ser consideradas para a adoção de medidas em epidemias por exemplo.

A duração média do curso será de 4 anos.

Melhores instituições:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Universidade de Brasília
  • Universidade Federal de Uberlândia.