Este curso está incluído na área de saúde humana, e tem como intuito principal a formação de profissionais que possam trabalhar de forma terapêutica se utilizando de métodos e técnicas musicais, entre elas sons, ritmos e melodias. Pessoas beneficiadas por estas técnicas são portadoras de deficiências mentais, sensoriais, neurológicas, dificuldades de aprendizagem, distúrbios de atenção, escrita e leitura.

Saiba tudo sobre a carreira de Musicoterapia

Qual a preparação do aluno no curso de Musicoterapia?

Este é um curso que prepara o aluno para restabelecer o equilíbrio físico, bem como psicológico e social do indivíduo, e para esta finalidade é necessário pesquisar relações do homem com sons para produzir os métodos terapêuticos. O profissional poderá atuar em hospitais, clínicas, empresas, instituições de reabilitação, centros de geriatria e também de gerontologia.

Sobre o curso

Este é um curso que possui uma duração média de quatro anos, e seu currículo é composto de disciplinas de áreas de música, medicina e aprendizagem de alguns instrumentos. Os conteúdos programáticos de curso são história da música, percepção musical, psicologia do desenvolvimento, entre outros. O estágio é obrigatório e é exigida dos candidatos uma monografia ao final do curso.

Como está o mercado de trabalho para a área?

Saiba tudo sobre a carreira de Musicoterapia

São grandes as expectativas de trabalho, já que o curso oferece uma boa receptividade e existem poucos profissionais. A área clínica por sua vez oferece diversas oportunidades nos consultórios em conjunto com outros profissionais de áreas diversas da saúde. Algumas empresas oferecem vagas para este profissional com o intuito de trabalhar para prevenir o estresse.

As instituições que oferecem este curso, são algumas das instituições federais e estaduais mais importantes do país, entre elas podemos citar a Universidade Federal de Goiás, em São Paulo a FPA e FMU, e na região sul no Paraná temos a FAP e Rio Grande do Sul a EST.