Aqueles estudantes que não conseguiram ser aprovados pelo Ensino Médio através dos anos e ciclos convencionais podem recorrer a um método muito mais rápido, através dos supletivos. Mas para conseguir a certificação, é preciso ser aprovado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), um compilado de todo o conteúdo do ensino médio.

Saiba como receber o certificado do Ensino Médio se você fez o Encceja 2018

Para conseguir ser aprovado, os estudantes devem conseguir uma pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das cinco partes da prova, o que acaba se tornando um aproveitamento de 50% no total. Além disso, os estudantes também devem conseguir uma nota cinco ou superior na prova de redação.

Mas o certificado não chega automaticamente para os alunos que conseguem a aprovação na prova. Eles precisam passar por uma serie de etapas. As notas dos candidatos devem ser levadas ate a instituição certificadora que escolheu no momento da inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame, já encaminhou a base de dados para todas as Secretarias de Educação e Institutos Federais poderem conferir as notas dos participantes, antes de emitir o certificado.

Saiba como receber o certificado do Ensino Médio se você fez o Encceja 2018

Os estudantes devem ficar atento, pois existem algumas diferenças em relação aos prazos e procedimentos que devem ser seguidos para obtenção do certificado. De uma forma geral, existem algumas diferenças, dependendo do local que o aluno escolheu. Por isso é recomendado que ele se atente, especialmente aos prazos solicitados, já que alguns já estão de olho nas vagas de ensino superior.

O certificado é entregue no mesmo local onde o aluno solicitou para sua retirada, mas em determinados casos ele pode receber o documento na hora, enquanto que em outros casos ele vai precisar retornar para retirar o mesmo.