Neste começo de semana, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo confirmou algumas informações sobre o processo de reorganização das escolas. Pelo menos 94 escolas serão afetadas diretamente, e 311 mil alunos terão que estudar em outro lugar. Atualmente a rede estadual de ensino de São Paulo conta com 3,8 milhões de alunos matriculados.

Reorganização das escolas em São Paulo vai atingir 311 mil alunos 2

Em relação aos números gerais de escolas que são mantidas pelo governo estadual de São Paulo, o processo de reorganização vai acabar atingindo 1,8% do todo. 66 escolas que serão disponibilizadas já possuem destino, podendo ser utilizadas para abrigar unidades de ensino técnico ou então creches municipais. Mas outras 28 escolas que não vão mais receber os estudantes ainda não possuem destino certo.

A Secretaria Estadual da Educação afirmou que pretende divulgar a lista completa de todas as escolas que serão afetadas até o final desta semana. Estão agendadas reuniões com os diretores destas instituições amanhã, dia 27, para que o processo seja encaminhado.

Mais escolas com ciclo único

Um dos motivos para a reorganização das escolas, de acordo com a secretaria, é a melhoria apontada nos rendimentos dos estudantes nas instituições de um ciclo único. De acordo com os dados divulgados pelos dirigentes, os estudantes das escolas com ciclo único acabam tendo um aumento no rendimento de 15%.

SÌO PAULO, SP, BRASIL, 26-08-2010: Educa‹o: alunos da EMEF Padre Manoel de Paiva levam garrafas de ‡gua para a sala de aula devido ao clima de ar seco, em S‹o Paulo (SP). (Foto: Robson Ventura/Folhapress)  	Local:	EMEF Padre Manoel de Paiva; SP: S‹o Paulo; SP: S‹o Paulo; Brasil  	CrŽdito:	 Robson Ventura/Folhapress (C—d. Fot: 1006)

A reorganização vai separar a maioria das escolas em unidades de ensino fundamental 1, para crianças do 1º ao 5º ano; ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano; e ensino médio. Depois do processo de reorganização, a quantidade de escolas com ciclo único vai subir de 1.443 unidades para 2.197.

Nas próximas semanas a Secretaria de Educação também pretende divulgar informações sobre o processo de transferência dos alunos.