O reitor da Universidade de São Paulo (USP) afirma que a instituição vai passar a tornar pública a lista de quanto cada professor da instituição ganha por mês de salário e outros benefícios. A medida deve ser divulgada até o final deste ano e atende a uma série de reivindicações feitas há muito tempo tanto por órgãos de imprensa quanto por alguns movimentos internos da instituição.

Reitor da USP afirma que via divulgar salários dos professores

A informação foi confirmada durante uma recente entrevista concedida pelo reitor da USP, Marco Antonio Zago. “E aí todos os órgãos de comunicação, todas as diferentes entidades da sociedade poderão consultar e constatar se está equivalente aos salários do mercado ou não”, declaro Zago.

No início deste ano a instituição já havia começado a postar na internet, através de um portal da transparência criado dentro do site oficial da USP, o salário que estava sendo pago para cada cargo. O sistema também continua a informação de quantos servidores recebiam cada espécie de gratificação, como acréscimos salariais por tempo de carreira.

Marco Antonio Zago

A instituição deve usar esta mesma plataforma para começar a divulgar os nomes de cada um dos professores e funcionários da instituição juntamente com o seu salário, atendendo a Lei de Acesso à Informação, do ano de 2012, que prevê a divulgação dos salários dos funcionários públicos.

Crise

Além disso, a USP também pretende começar a divulgar mais informações relacionadas aos dados orçamentários da instituição, com o caráter de ilustrar justamente a grande crise financeira que Universidade enfrenta e que acabou deflagrando, dentre outras coisas, a maior paralisação de professores e funcionários das últimas décadas que aconteceu este ano.

De acordo com os dados divulgados pelo Reitor na época da negociação com professores e funcionários durante a greve que terminou no mês passado, a instituição está gastando 104% da sua receita apenas com os salários dos professores e funcionários.