Os estudantes da rede pública de ensino do Amapá terão acesso a um novo tipo de aula, que poderá introduzir estes alunos a um novo tipo de tecnologia: Iniciação a robótica. As aulas serão possíveis em virtude do projeto Robótica Tucujú, que foi desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Além dos estudantes, os professores das escolas também poderão ter acesso a estes conhecimentos.

Rede pública do AP terá curso de robótica

De acordo com as informações que foram divulgadas pela universidade, o grande objetivo deste tipo de projeto nas escolas é ajudar os alunos a desenvolver a lógica e a criatividade por meio da robótica. O projeto também pretende incentivar a participação dos alunos nas mais variadas mostras e competições de robótica.

O cronograma ainda não foi divulgado, portanto as datas de começo das aulas ainda não foram informadas, mas o curso deverá ser dividido em duas etapas. A primeira delas terá duração de 40 horas, sendo que esta primeira parte será destinada aos professores das séries finais do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio.

Rede pública do AP terá curso de robótica 2

Já a segunda etapa do curso será destinada aos alunos propriamente. Poderão participar das aulas os alunos que fazem parte das séries finais do ensino fundamental e também do 1º ano do ensino médio, sendo que as turmas de robótica terão, no máximo, 20 alunos.

Os alunos que participarem do projeto, e também os professores que se capacitarem em robótica, contarão com uma equipe formada por professores, mestres e doutores nas áreas de matemática, física, pedagogia e acadêmicos dos cursos de engenharia elétrica, matemática, ciência da computação e física da universidade.