No último final de semana aconteceu a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, destinado aos inscritos que não conseguiram fazer a prova por motivos logísticos ou em função de questões relacionadas a saúde. De acordo com os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a abstenção ficou superior aos 70%.

Reaplicação do Enem tem mais de 70% de abstenção

O primeiro dia de aplicação da prova teve uma abstenção geral de 72,2%. Já no domingo, no 2º dia de provas, abstenção ficou em 72,6%. Com isso, pouco menos de 30% dos candidatos que tinham o direito de fazer a prova e que solicitaram a reaplicação acabaram comparecendo de fato.

Com isso, a aplicação do Enem 2020 está oficialmente encerrada, uma vez que essa era a terceira e última rodada. Segundo o comunicado do Inep, os números incluem os dados da reaplicação do Enem e também da aplicação, pela primeira vez, em todo o estado do Amazonas, e nos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, ambos em Rondônia. Nesses locais, o Enem regular foi cancelado por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Reaplicação do Enem tem mais de 70% de abstenção

Essa etapa de reaplicação do exame era destinada aos candidatos que tinham se inscritos para o Enem regular mas que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas, incluindo a Covid-19, ou para os candidatos que acabaram sendo prejudicados em virtude de questões logísticas.

Segundo o Inep, 3.468 estudantes fizeram as provas do primeiro dia e 64.213, do segundo. O exame foi aplicado no Distrito Federal e em 1.503 municípios distribuídos em todos os estados..