Foram divulgadas as melhores universidades do mundo para o ano de 2020 segundo o QS World University Rankings. De acordo com as informações que constam na lista, os três primeiros colocados seguem os mesmos da lista passada: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stanford University e Harvard University.

Ranking da QS reconhece as melhores universidades do Brasil e do mundo

Em quarto lugar, e a melhor instituição no Reino Unido, aparece a Oxford University. Em quinto lugar, outra americana: a California Institute of Technology (Caltech).

De acordo com os organizadores da lista, mesmo com a manutenção das melhores universidades do mundo nos Estados Unidos e com o destaque para as instituições no Reino Unidos, em ambos os países as notas acabaram baixando em comparação aos anos anteriores. Os motivos seriam políticos, no caso dos EUA, com o endurecimento das regras de imigração e no Reino Unido em virtude do Brexit.

Foram afetadas especialmente as notas sobre a proporção de alunos internacionais. A metodologia do ranking leva em conta esse fator, assim como a presença de professores estrangeiros, a reputação acadêmica da universidade, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e professores e citações por docentes.

Ranking da QS reconhece as melhores universidades do Brasil e do mundo

No Brasil, as instituições que aparecem nas melhores posições são:

• Universidade de São Paulo (USP) – 116ª colocação
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 214ª colocação
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 358ª colocação

Confira as 10 primeiras colocações no mundo inteiro:

1º – Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos)

2º – Stanford University (Estados Unidos)

3º – Harvard University (Estados Unidos)

4º – University of Oxford (Reino Unido)

5º – California Institute of Technology (Estados Unidos)

6º – ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology (Suiça)