Um dos eventos mais importantes da matemática internacional terá a participação de quatro brasileiros. O Congresso Internacional de Matemáticos, que vai começar na próxima quarta-feira, dia 13, na Coreia do Sul, terá pela primeira vez brasileiros participando como palestrantes. Os matemáticos selecionados fazem parte do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

Congresso Internacional de Matemáticos

De acordo com os números que foram divulgados pela organização responsável pela promoção do evento, serão 4,5 mil pesquisadores de centenas de países reunidos nesse congresso. Durante os encontros serão apresentadas algumas das principais descobertas em diversos segmentos da matemática nos últimos anos.

Um dos brasileiros que vão participar do evento, Artur Avila, também está cotado para receber uma premiação tradicional que acontece durante o congresso, que é a Medalha Fields. Dentre os pesquisadores do ramo da matemática a premiação pode ser considerada um Prêmio Nobel da matemática.

Brasil sede

Congresso Internacional de Matemáticos 2

Uma outra novidade interessante em relação ao Congresso Internacional de Matemática é o fato de que no ano de 2018 os brasileiros não vão precisar atravessar o mundo para participar dos painéis, uma vez que o Brasil foi escolhido como sede do evento, que acontece de quatro em quatro anos.

A cidade escolhida para o Congresso Internacional de Matemática de 2018 foi o Rio de Janeiro e os especialistas afirmam que a escolha do Brasil se deve principalmente aos avanços que conseguimos na matemática nos últimos anos.