De acordo com dados que foram divulgados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, quase um terço das escolas públicas municipais das capitais do Brasil e também do Distrito Federal não conseguiu cumprir a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Este levantamento está relacionado as escolas que atendem os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, até o 5º ano.

Quase um terço das escolas públicas não cumpriu meta do Ideb

Neste levantamento realizado apenas as escolas da cidade de São Paulo acabaram não sendo levadas em consideração, pois não tiveram os seus dados divulgados. As escolas que não conseguiram atingir as metas do Ideb ficaram com nota abaixo de 6 na classificação da plataforma QEdu.

O Ídeb é um dos mais importantes indicadores da qualidade de ensino no Brasil, e é calculado a parir de uma análise das notas da Prova Brasil e também a partir de uma análise da taxa de aprovação dos estudantes. A plataforma QEdu também avalia outros aspectos importantes das escolas públicas, com o objetivo de projetar a continuidade, a melhora ou o decréscimo na qualidade do ensino.

Quase um terço das escolas públicas não cumpriu meta do Ideb 3

Segundo a avaliação feita, das quase 3 mil escolas avaliadas, pelo menos 281 delas devem manter o Ideb, já que alcançaram a meta de nota 6 pela avaliação QEdu. Outras 805 escolas devem melhorar, enquanto que 994 estão em situação de atenção, por não apresentarem um dos critérios considerados.