O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, dia 19 de abril, algumas informações referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, como a quantidade de estudantes que solicitaram a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Mais de 2 milhões de participantes solicitaram este benefício entre os dias 4 e 15 de abril.

Quase 2 milhões de estudantes solicitam isenção de taxa para o Enem 2022

Os candidatos que enviaram a sua aplicação para receber o benefício da isenção da taxa de inscrição poderão conferir o resultado no próximo dia 22 de abril. Aqueles estudantes que tiverem o seu pedido negado ainda poderão entrar com um recurso, procedimento  que também deverá ser feito pelo mesmo sistema no qual a inscrição foi feita, entre os dias 25 e 29 de abril. Os resultados dos recursos estão previstos para serem publicados no dia 6 de maio.

Podiam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que se enquadrassem nos seguintes critérios:

• Alunos que estão matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2022;
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral, que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio – renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou total de três salários mínimos.

Quase 2 milhões de estudantes solicitam isenção de taxa para o Enem 2022

Vale ressaltar que aqueles estudantes que se inscreverem no Enem 2021, que conseguiram o benefício da isenção do pagamento da taxa e acabaram não comparecendo no dia das provas precisam justificar a sua ausência para ter o benefício novamente. As justificativas para a ausência aceitas são as seguintes:

• Assalto ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Casamento ou União Estável;
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
  • Privação de liberdade;
  • Internação ou repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho ou deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

As provas do Enem 2022 estão previstas para acontecerem nos idas 13 e 20 de novembro.