Uma mestranda em Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) criou um curso que tem como principal objetivo aumentar a presença feminina em uma das competições de ensino mais importantes do Brasil: As Olímpiadas de Matemática. Luize D’Urso criou o projeto chamado Matemática Para Garotas este ano, e conta com vagas para aquelas que desejam se preparar para a competição.

PUC-Rio oferece curso que prepara meninas para Olimpíadas de Matemática

A mestranda em matemática se dedica a preparar as meninas para as Olimpíadas com a experiência de quem já conseguiu 12 medalhas de ouro em competições semelhantes, tanto dentro quanto fora do Brasil. Luize participou de olimpíadas do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano da faculdade de Matemática.

Uma das coisas mais óbvias que ela acabou percebendo durante todo este tempo de competição é a pouca quantidade de garotas que participam das olimpíadas escolares, especialmente as de matemática. “Na última olimpíada que participei no ensino médio, por exemplo, só tinha eu e outra garota no nível mais avançado. Acho que as meninas desistem por falta de incentivo e perspectiva na área. Acabam se interessando por outros campos”, analisa.

PUC-Rio oferece curso que prepara meninas para Olimpíadas de Matemática

A ideia do curso surgiu justamente para tentar preencher este gap e ajudar aquelas meninas que desejam ter um apoio maior para seguir em frente neste tipo de competição. As aulas são ministradas por ela e por mais uma amiga da época das olimpíadas escolares: Karol Borges estuda Engenharia no Instituto Militar de Engenharia (IME), cujo vestibular é um dos mais difíceis do País.

Para participar do projeto Matemática para Garotas, as interessadas precisam entrar em contato através da página no Facebook.