Foi publicado nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, os cadernos com todas as provas e também os gabaritos provisórios do Exame Discursivo do Vestibular 2024. Os candidatos inscritos para este processo tiveram que responder as questões no último domingo, dia 3 de dezembro, sendo aplicados em diversas cidades espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro.

Publicados cadernos e gabaritos do Exame Discursivo do Vestibular 2024 da UERJ

As provas e os gabaritos podem ser encontrados aqui.

Os candidatos tiveram que responder questões dissertativas de Língua Portuguesa, de Redação e de outras duas disciplinas específicas aos cursos escolhidos, valendo 20 pontos cada. Como este processo seletivo vestibular é composto por questões abertas, no gabarito os candidatos encontram padrões do que era esperado em termos de respostas.

De acordo com os dados que foram divulgados no cronograma deste processo seletivo, a relação dos aprovados no processo seletivo deve siar no dia 12 de janeiro de 2024.

O Vestibular 2024 da UERJ é composto da seguinte forma:

Publicados cadernos e gabaritos do Exame Discursivo do Vestibular 2024 da UERJ

Exame de Qualificação: a universidade abre inscrições para duas dessas provas, as quais são formados por questões objetivas de conhecimentos gerais. No primeiro exame, são aprovados para a próxima etapa os candidatos que alcançam 40% do total da prova. Caso eles não atinjam essa nota, podem tentar o segundo exame de qualificação.

Exame Discursivo: podem se inscrever nessa etapa os aprovados no exame de qualificação. Essa fase conta com redação e questões discursivas de acordo com o curso de escolha. É justamente nesse exame que os vestibulandos escolhem a carreira.