Foi publicado nesta semana o resultado da 1ª fase do Programa de Graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) 2024. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, para a próxima etapa foram selecionados 300 candidatos, sendo que destes, 240 foram estudantes medalhistas Olimpíadas de conhecimento e o restante foram participantes do Enem.

Publicado resultado da 1ª fase do IMPA Tech

O resultado pode ser conferido aqui.

Na 2a fase, os candidatos serão avaliados em relação as suas competências gerais, relacionadas ao desenvolvimento dos jovens na área de ciências e matemáticas. De acordo com o que consta nos editais, a avaliação se dará através de atividades síncronas em grupo e também atividades individuais.

Os candidatos aprovados serão contatados pelo WhatsApp para atividades em grupo com até 6 participantes. Segundo o edital, mesmo em atividades em grupo a avaliação será individual.

Serão analisadas as seguintes competências:

  1. Tenacidade (persistência do interesse);
  2. Mentalidade (sob a perspectiva do crescimento);
  3. Colaboração (participação coletiva); e
  4. Comunicação e expressão do pensamento (proficiência em língua portuguesa como instrumento de comunicação e de organização e expressão do pensamento).

Estas habilidades serão classificados dentre de uma escala de três níveis, sendo eles:

Publicado resultado da 1ª fase do IMPA Tech

  • Insuficiente – 0 (zero) pontos;
  • Suficiente – 3 (três) pontos; e
  • Avançado – 6 (seis) pontos.

Após a realização das entrevistas, o IMPA publicará 2 (duas) listas de classificação separadas por sistema de ingresso, com até 100 (cem) primeiros candidatos classificados na Fase 2, que serão convocados para apresentação de certificado de conclusão de Ensino Médio ou equivalente.

O resultado final está previsto para ser publicado no dia 29 de fevereiro, e as matrículas devem começar já no dia seguinte, 1º de março.

Como será o curso do IMPA?

Essa edição de 2024 será responsável por selecionar os estudantes que vão fazer parte da primeira edição do curso oferecido pela instituição, que é a responsável pela organização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas).

Ao longo dos primeiros anos, os estudantes vão cursar ano de ciclo básico da graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação. Após este período, devem decidir por destas 4 ênfases na sua formação:

  • Matemática;
  • Ciência da Computação;
  • Ciência de dados e
  • Física.