Foi publicado nesta semana o edital completo com todas as regras e também as informações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) neste ano de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas, as provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Publicado edital do Enem PPL 2023

O edital completo pode ser acessado aqui.

Essas provas são aplicadas para as pessoas que estão privadas de liberdade ou que estão sob medida socioeducativas que inclua a privação de liberdade. Para conseguir fazer as provas, os interessados devem manifestar interesse nas instituições onde estão cumprindo a pena entre os dias 9 e 27 de outubro.

Mas para isso, é necessário que os órgãos de administração prisional e socioeducativa indiquem as unidades para a aplicação do exame. Os responsáveis de cada órgão devem encaminhar os dados por e-mail, através do endereço [email protected]. O prazo para esse procedimento é do dia 9 a 27 de outubro.

Além disso, existem alguns outros prazos que devem ser observados para aplicação deste exame. Os pedidos de atendimento especializado, por exemplo, bem como os de tratamento pelo nome social, devem ser realizados no momento da inscrição, sem um prazo paralelo, como acontece no Enem tradicional.

Publicado edital do Enem PPL 2023

As provas acontecerão em dois dias, de acordo com o seguinte cronograma:

1º dia | Terça-feira, 12 de dezembro

  •     45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  •     45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias
  •     Redação

2º dia | Quarta-feira, 13 de dezembro

  •     45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  •     45 questões objetivas de Matemática

O gabarito destas provas está previsto para ser liberado no dia 27 de dezembro, e o resultado final deve ser publicado no dia 16 de janeiro de 2024, sendo que será de responsabilidade de cada órgão o repasse destas informações para os participantes.