Um dia depois da confirmação da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os meses previstos neste ano de 2020, desmentindo o possível adiamento das provas em função da pandemia do novo coronavírus, o Inep publicou o documento oficial com o edital para o exame.

Publicado edital do Enem 2020

O documento confirma as datas e prevê início das inscrições para o dia 11 de maio. Foram liberados dois documentos, um para o Enem Impresso e outro para o Enem Digital. Confira abaixo:

Edital Enem Impresso

Edital Enem Digital

Principais datas Enem 2020

•     Solicitação da isenção e justificativa de ausência: 6 a 17 de abril
  •     Resultado da isenção: 24 de abril
  •     Inscrições: 11 a 22 de maio
  •     Nome social: 25 a 29 de maio
  •     Provas – Enem Digital: 11 e 18 de outubro
  •     Provas – Enem Impresso: 1º e 8 de novembro

As regras para isenção seguem as mesmas. Podem solicitar o benefício os estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio em 2020 na rede pública de ensino, ou participante que fez todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda máxima de um salário mínimo e meio por pessoa.

Publicado edital do Enem 2020

Além disso, também pode solicitar o benefício candidatos que estejam inscritos no CadÚnnico. Lembrando que, caso tenha se inscrito para a prova do ano passado e não tenha comparecido será necessário a apresentação da justificativa.

Para aquele que não receberem o benefício da isenção, o valor da taxa de inscrição para o Enem 2020 será de R$ 85.

Novidades na inscrição

Duas mudanças foram anunciadas para este ano. Os candidatos terão que escolher se desejam participar da edição impressa ou digital do Enem. Serão até 100 mil vagas para quem escolher a modalidade digital, sendo que o número vai aumentando gradativamente até o ano de 2026.

Além disso, será obrigatório que os candidatos façam o upload de uma foto no momento da inscrição. Ela será utilizada para identificação do estudante nos dias de prova.

Provas

Tanto a prova digital quanto a prova impressa terá o mesmo formato, mas com questões e propostas de redação diferentes. Vale ressaltar que a prova digital não será feita de casa. Os estudantes terão que se apresentar em locais pré-definidos, onde farão as provas em computadores.

A versão digital será aplicada nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto que o exame tradicional impresso será realizado nos dias 1º e 8 de novembro. Em ambos os casos, o 1º dia de provas será destinado as questões de Linguagens e Códigos, redação e Ciências Humanas. Já o 2º dia de provas será destinado as questões de Ciências da Natureza e Matemática.