Foi publicado neste começo de semana pelo Ministério da Educação (MEC) o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. A publicação foi feita na edição desta segunda-feira, dia 16 de maio, do Diário Oficial da União. O documento traz as regras parar aplicação dos exames e também o cronograma oficial.

Publicado edital do Encceja 2022

Acesse aqui o edital.

De acordo com as informações que foram divulgadas no calendário oficial deste processo seletivo, as provas estão previstas para acontecer no dia 28 de agosto para quem se inscrever na prova regular do Encceja. No dia 18 de setembro deve acontecer a prova destinada aos brasileiros que estão morando no exterior. Nos dias 19 e 30 de setembro está prevista a aplicação do Encceja Exterior PPL, e nos dias 11 e 12 de outubro está prevista a aplicação do Encceja PPL.

As inscrições seguem gratuitas, assim como nas edições anteriores do exame, e estão previstas para começar no dia 24 de maio. Os interessados deverão se inscrever até o dia 4 de junho. Este mesmo período será destinado aos estudantes que poderão solicitar o atendimento especializado e também o tratamento pelo nome social. Ambas solicitações devem ser feitas pela mesma área de inscrição dos candidatos.

Publicado edital do Encceja 2022

Para fazer a prova que tem como objetivo fornecer o certificado de conclusão do ensino fundamental, os candidatos devem ter pelo menos 15 anos completos até o dia da prova. Já para fazer o Encceja do Ensino Médio, os candidatos deverão ter pelo menos 18 anos completos até o dia da prova.

Os critérios e as formas de aplicação das provas do Encceja vão continuar da mesma forma em relação aos anos anteriores. As provas da versão regular são aplicadas em um único dia, de manhã e à tarde. Para ser aprovado no Encceja é preciso tirar 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação.