Foi lançado oficialmente na última segunda-feira, dia 10, pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a nova modalidade de ingresso ao ensino superior. De acordo com as informações que foram divulgadas, para essa primeira edição devem ser oferecidas cerca de 13 mil vagas no ensino superior, nas instituições estaduais.

Provão Paulista é oficialmente lançado em São Paulo

“O que mais motiva a gente nessa missão é poder dar vazão aos sonhos das pessoas e fazer com que sonhos se realizem. Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissional, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais possível e que vocês alcancem esse sonho”, falou Tarcísio de Freitas, governador do estado de São Paulo.

O Provão Paulista será um novo exame seriado aplicado aos estudantes do ensino médio de todo o estado de São Paulo. Assim como já acontece em outros estados, este tipo de seleção conta com uma prova por ano, correspondente ao conteúdo daquele ano específico. Os alunos concorrem apenas na prova do 3º ano.

Quando estiver completamente implementado, os estudantes terão que fazer três provas, ao final de cada um dos anos. Sua pontuação vai sendo acumulada, e ao final do 3º ano eles concorrem às vagas abertas com a sua nota acumulada.

Provão Paulista é oficialmente lançado em São Paulo

Poderão participar dessa prova apenas estudantes do ensino médio regularmente matriculados em escolas públicas de todo o estado de São Paulo. A primeira edição do Provão Paulista oferta 13 mil vagas nas cinco instituições participantes para o ano letivo de 2024. Neste primeiro ano devem participar apenas estudantes do terceiro ano do ensino médio.

Através desta seleção, os candidatos poderão concorrer a vagas nas seguintes instituições:

•     Universidade de São Paulo (USP);
  •     Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  •     Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  •     Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp);
  •     Faculdades Tecnológicas do Estado de São Paulo (Fatecs).

Além disso, cada instituição ainda contará com vagas através do seu processo seletivo próprio ou através do SiSU, dependendo da decisão de cada Universidade.