Já estão disponíveis desde a última segunda-feira 26/06 as novas regras para o Encceja, divulgadas através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira o Inep, esta prova deverá ser substitutiva do Enem para o diploma de ensino médio aos candidatos interessados.

Prova para tirar diploma do ensino médio e fundamental acontecerá em outubro

Conheça as regras e datas do Encceja

A data das provas do Encceja deverá ocorrer no dia 8 de outubro, nos turnos da manhã e da tarde, as inscrições devem ocorrer entre os dias 7 e 18 de agosto.

Poderão participar deste processo de seleção os estudantes a partir de 15 anos de idade, com nível fundamental, e idade a partir de 18 anos para estudantes de nível médio.

Os locais de provas, conforme o site do Inep serão mais de 564 cidades, onde a listagem completa ainda não foi divulgada.

Sobre a pontuação e conteúdos da prova

Com relação a pontuação, deverá receber o diploma quem tirar uma nota de ao menos 50% em cada área, inclusive em áreas de redação.

Prova para tirar diploma do ensino médio e fundamental acontecerá em outubro

O Inep informa que a prova deverá contar com as mesmas referências do Enem. Além disto, o edital completo com os detalhes será divulgado a partir da data de 24 de julho.

Esta prova que não era aplicada há alguns anos, deverá também valer como certificação para Ensino Fundamental. Existe uma estimativa de que mais de 200 mil participantes de ensino fundamental e mais de 815 mil candidatos de nível médio participem do processo. Neste processo serão 564 cidades participantes do processo, contrastando com as mais de 1,7 mil cidades onde o Enem acontece.

Maiores informações acesse agora mesmo o portal do Inep.