O ENEM todos os anos é esperado por milhares de estudantes, e vem com uma série de novidades no seu formato e aplicação. As mudanças do processo foram devidamente anunciadas em 9/03 através de uma consulta pública que foi realizada através da internet.

Já neste ano de 2017 o Enem deverá ser aplicado em dois domingos seguidos, as datas já confirmadas ficaram em 5 e 12 de novembro. A partir disto, as provas deverão sofrer alterações na sua divisão, sendo assim o primeiro dia composto de provas de ciências humanas, linguagens e códigos e a redação, o que deverá a partir disto exigir mais leitura e interpretação de texto dos candidatos participantes. O segundo dia de provas deverá contar com conteúdos como provas de matemática e ciência da natureza, onde estará mais voltado para cálculos e raciocínio lógico.

Sobre a opinião dos estudantes

Em diversas pesquisas realizadas, podemos citar que a alteração do Enem para dois domingos seguidos, deixando de lado o antigo modelo de aplicação somente em um final de semana, surge como uma boa aprovação da maior parte dos estudantes.

Assuntos mais difíceis do ENEM 2016

Os estudantes acreditam que este intervalo de uma semana de estudos poderá deixar o exame menos cansativo. Para os estudantes, era muito cansativo sair de uma prova no sábado, e ter que no outro dia fazer provas de linguagens, matemática e de quebra uma redação. Além disto, apesar dos estudantes aprovarem a mudança, estes veem um ponto negativo como a tensão que poderá surgir na semana que separa dois dias de separação de aplicação do exame.

Mesmo esta alternativa sendo aprovada, inclusive por consulta pública, muitos governantes entenderam a mudança, que serviu para beneficiar os sabatistas que precisavam ficar horas esperando para começar o Enem, mas em alguns pontos não concordam.