Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar) como o próprio nome já afirma, é responsável por indicar a qualidade do ensino básico do Estado, além de ajudar a indicar quais escolas receberá maiores investimentos.

Nos dias 27 e 28/11 mais de 2 milhões de alunos, nas séries 3ª, 5ª, 7ª e 9ª ano do ensino fundamental e alunos do 3º ano do ensino médio farão a avaliação que é obrigatória.

Além disso, esta avaliação fornece dados ao IDESP,  índice consultado para distribuição de bônus aos os professores.

O Saresp foi criado em 1996 pelo ex-governador Mário Covas, com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos e da escola.

As provas são divididas em 2 (dois dias) e por disciplinas:

1º dia: Matemática

2º dia: Português e Redação.

As questões são de múltipla escola, dividida em 8 grupos, cada aluno tem o prazo de aproximadamente 3 (três) horas para resolver todas.