O grande esquema de logística que permite a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil inteiro começou no final da semana passada, com o começo da distribuição das provas nos estados do país. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a distribuição das provas começou na última sexta-feira, dia 4 de outubro.

Prova do Enem começa a ser distribuída nos estados brasileiros

Os cadernos com as provas estavam concentrados no 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, em Osasco (SP) e 408 mil impressões já saíram com a escolta da Polícia Militar para serem entregues na Bahia e no Pará. Este é apenas o começo do grande esquema de distribuição que prevê a distribuição de 10,2 milhões de provas no Brasil inteiro, para atender a mais de 5 milhões de estudantes inscritos.

De acordo com o Inep, todas as provas que serão utilizadas nesta edição do ENEM já foram impressas. “O Enem envolve o país inteiro, é um projeto nacional. São milhares de participantes que contam com a gente, que esperam uma boa prova, um bom ambiente para aplicarmos essas provas com segurança”, conta Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Prova do Enem começa a ser distribuída nos estados brasileiros

Grande parte do esquema de segurança do Enem fica sob responsabilidade do exército. Até o dia das provas, elas ficam guardadas sobre a vigilância militar, sendo encaminhadas para os locais de aplicação das provas somente na manha dos exames. Os malotes com as provas podem ser abertos apenas a partir das 13 horas, após o fechamento dos portões.

O Inep também afirmou que, neste ano, houve um aumento da parceria da entidade com a Polícia Federal para que o Serviço de Inteligência pudesse trabalhar em prol da segurança do exame. Além deles, outros órgãos também fazem parte do processo operacional, entre eles, neste ano, estão a gráfica Valid S/A, Fundação Cesgranrio, Correios e a Secretaria de Operações Integradas.